top-banner-otica

Saúde da Visão

Óculos de Sol

É importante o uso de óculos de sol para a proteção dos olhos contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, pois a incidência direta no olho ocasiona lesões oculares graduais que podem reduzir a qualidade da visão. A dica é utilizar óculos de sol com lentes avaliadas por equipamentos que medem a quantidade de luz filtrada, disponíveis em óticas. É comum o aparecimento de pequenos pontos pretos na visão que acompanham o movimento dos olhos. As moscas volantes, como é denominado o fenômeno que normalmente é de pouca importância, faz parte do envelhecimento. Porém, quando as manchas aparecem de forma súbita, a dica é realizar uma avaliação oftalmológica para verificar se existem alterações na retina.

A longa exposição aos raios ultravioleta prejudica os olhos, podendo provocar o surgimento de doenças como a catarata e o pterígio. A dica é usar óculos de sol com proteção UV e chapéu ou boné para diminuir a luminosidade do sol.

Visão das crianças

A visão na criança se desenvolve do nascimento até aproximadamente seis anos de idade. As doenças oculares podem interferir no bom desenvolvimento visual e impedir que a criança "aprenda corretamente a enxergar". A dica é levar o seu filho ao oftalmologista nos primeiros anos de vida para realizar uma avaliação da saúde da visão.

Segundo dados epidemiológicos brasileiros, 30% das crianças em idade escolar necessitam o uso de óculos. Leve o seu filho ao oftalmologista para prevenir os problemas de visão que podem afetar o desempenho escolar.

Ao iniciar a vida escolar é preciso que pais e professores fiquem atentos ao processo de aprendizagem da criança, pois este poderá ser prejudicado por problemas com a visão. A dica é fazer um exame oftalmológico completo ao ingressar no ensino fundamental, repetindo-o a cada dois anos.

Degeneração Macular

A Degeneração Macular é a primeira causa de baixa visão no mundo desenvolvido. Até 20% da população com mais de 75 anos apresenta algum grau dessa doença. A dica é prevenir-se consultando um oftalmologista e realizando uma avaliação da saúde da visão.

Diabetes

A diabete pode levar à cegueira. A retinopatia diabética é a doença que atinge até 50% dos diabéticos em alguma fase da vida.

A dica é: os diabéticos devem realizar a avaliação do fundo de olho uma vez ao ano, possibilitando ao oftalmologista prevenir ou retardar o aparecimento da doença.

Uso de computadores

Uma longa exposição em frente à tela do computador pode provocar a fadiga visual, que se manifesta com olhos irritados ou vermelhos, sensação de ressecamento ou cansaço, dificuldade de conseguir foco, entre outros sintomas. A dica é fazer intervalos sistemáticos no uso do computador para evitar danos à saúde da visão.

Miopia

A miopia é uma imperfeição do globo ocular que precisa ser corrigida, pois compromete a visão, gerando desconforto nos olhos e dores de cabeça. A dica é procurar o oftalmologista e definir o melhor tipo de tratamento, que poderá ser por meio do uso de lentes corretivas ou de cirurgia a laser.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença que causa a diminuição do campo visual. Não tem cura, mas o diagnóstico precoce possibilita o seu controle. A dica é realizar consultas rotineiras ao oftalmologista para detectar o glaucoma logo no início.

Catarata

A catarata é uma doença que afeta o cristalino do olho e pode levar à cegueira. É mais comum o surgimento após os 40 anos de idade e seu sintoma é visão embaçada. A dica é realizar consultas rotineiras ao oftalmologista para detectar a catarata logo no início.

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da membrana que reveste o "branco" do olho. Não é uma doença grave, mas incômoda e altamente transmissível, principalmente no verão, devido ao calor e à umidade. A dica é evitar compartilhar objetos de uso pessoal e lavar as mãos regularmente.

Alergia Ocular

A alergia ocular é manifestada pela presença de olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira e ardência causados pela sensibilidade ao ácaro, mofo, pólen ou alguns medicamentos. A dica é manter os ambientes arejados, evitando objetos que acumulem poeira. Para os alérgicos, o contato com animais e plantas pode ser prejudicial.

Prevenção

Dois em cada três casos de cegueira poderiam ser evitados se as doenças que a provocam fossem diagnosticadas precocemente. A dica é realizar consultas ao oftalmologista regularmente, pois este é o profissional capacitado para diagnosticar, tratar e reabilitar a visão.

Luminosidade

A má iluminação ou excesso de luz causam cansaço visual. Portanto, para quem lê ou estuda à noite, é necessária uma iluminação adequada. A dica é utilizar lâmpada de 60 watts e posicioná-la uns 40 ou 50 centímetros acima da cabeça. Em caso de utilização da escrita, a luz deve incidir pelo lado oposto à mão que escreve.

Colírios e pomadas

O uso de colírios e pomadas sem prescrição médica poderá causar novas doenças, mascarar sintomas e até nem fazer efeito, persistindo o mal-estar do indivíduo. A dica é evitar a automedicação. Procure atendimento oftalmológico quando apresentar problemas com a visão.

Maquiagem

O uso inadequado da maquiagem poderá ocasionar alergias e infecções oculares. A dica é utilizar produtos de qualidade e observar o prazo de validade. Mesmo com esses cuidados, evite que o produto entre nos olhos.

RevelaçãoDigital

Revelação
Digital

Ótica

Ótica

Estúdio

Estúdio

Eventos

Eventos

  • (11) 2915-7399
  • Atendimento: 09h às 19h | Sáb 09h às 16h
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Rua Bom Pastor, 1508
  • Ipiranga - São Paulo - SP
  • CEP: 04203-002